terça-feira, 11 de agosto de 2009

F I L O S O F A N D O...


"NÃO SE ENSINA FILOSOFIA, ENSINA-SE A FILOSOFAR"
,KANT.

UM ENSAIO DA FICHA 6 PARA VOCÊS.
OS PRÉ-SOCRÁTICOS:
ROMPENDO AS TRADIÇÕES MÍTICAS:
OS PRÉ-SOCRÁTICOS foram os primeiros pensadores que procuraram desenvolver formas de explicação da realidade independentemente do apelo a divindades e forças sobrenaturais.É o que chamamos de PENSAMENTO NATURALISTA, pois explicava a natureza a partir dela própria.

Em um segundo momento mas, ainda entre os Pré-Socráticos encontramos:
PARMÊNIDES da cidade de ELÉIA - colônia Grega do Sul da Itália
fundador da Escola Eleática
&
HERÁCLITO, da cidade de Éfeso, colônia grega da Ásia Menor.
Eles foram contemporâneos vivendo em torno de 500 aC e seu pensamento já é menos naturalista aproximando-se da ABSTRAÇÃO CONCEITUAL QUE VAI SE DESENVOLVER NO PERÍODO CLÁSSICO COM SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES.

Na foto vemos a cidade de Éfeso-Ásia Menor,Seus vestígios estão hoje entre os mais bem preservados da História Antiga.Por lá esteve o apóstolo Paulo. Lembram de sua carta aos Efésios?
OS SOFISTAS.
No tempo de Sócrates predominava a Escola dos SOFISTAS. Essa Escola Filosófica servia-se da oratória e da persuasão para atingir fins imediatos, ainda que por falsos argumentos, O maior dos SOFISTAS foi Pitágoras. A técnica sofista pode ser vista atualmente na propaganda e na políticam áreas em que o discurso pode impressionar mais do que a verdade!!!
PENSE NISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Um comentário:

  1. Bárbara:
    No seu ensaio, houve um engano. "O maior dos sofistas foi Protágoras", deve ter sido o que você quis escrever.
    Abraço.

    ResponderExcluir